Desvendando o ciclo menstrual: 3 coisas que você não sabia

Falar sobre ciclo menstrual ainda é um tabu para muitas mulheres. Por mais que seja algo natural, muita gente ainda tem vergonha de falar sobre esse assunto.


E é justamente isso que muitas vezes gera desinformação. Por isso, nesse post quero trazer 5 fatos que você provavelmente não sabia sobre esse processo do corpo. Confira!



1. Seu emocional tem grande impacto no ciclo

Quando falamos de ciclo menstrual, é importante esclarecer que ele está ligado não apenas a aspectos físicos do seu corpo, mas, também, emocionais! Mas o que isso quer dizer?


Que o modo como você está se sentindo emocionalmente também pode alterar esse processo. Atrasos e aumento ou redução do fluxo, são apenas algumas das intercorrências que podem acontecer por conta do seu estado emocional.


O excesso de estresse e a ansiedade afetam diretamente esse processo natural do corpo. Além disso, grandes mudanças da sua vida também podem interferir no seu ciclo.


2. Andar descalço, segundo a MTC, pode interferir no ciclo

Com toda a certeza alguém mais velho, talvez a avó, já deve ter dito para você não andar descalço, pois poderia alterar a sua menstruação ou até mesmo cause cólicas. Essa sabedoria ancestral tem um fundo de verdade.


A famosa “friagem” afeta o ciclo menstrual, pois o Frio causa estagnação de energia e sangue. Podendo resultar em cólicas menstruais mais intensas, presença de coágulos menstruais e até mesmo, redução da fertilidade.


Por isso, é muito indicado que: não ande descalça, durma de meias, faça escalda-pés, não fique muito tempo vestida com o biquíni úmido.


3. O período menstrual pode causar carência de ferro

Sim, a menstruação pode causar carência de ferro. Mas calma, isso não é uma regra e você não precisa imediatamente procurar uma suplementação.


Geralmente a queda drástica de ferro durante a menstruação ocorre porque o corpo da mulher já tem alguma deficiência vitamínica causada por outros fatores, como, por exemplo, uma alimentação irregular ou até mesmo casos de anemia.


Ou seja, suas reservas já estão baixas e o ciclo só acaba sendo o “estopim” de tudo. De modo geral a falta de ferro pode ser percebida pelo excesso de fadiga e cansaço no dia a dia.


Se você tem esses sintomas, não deixe de procurar um médico!

 

Quer mais dicas sobre saúde feminina? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e fique sempre por dentro das nossas novidades.





2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo