Em 2017, três cientistas americanos ganharam o prêmio nobel de Medicina pela descoberta de que todos os seres vivos têm relógio biológico. Ritmo circadiano ou ciclo circadiano, é o período de cerca de 24 horas sobre o qual o ciclo biológico de quase todos os seres vivos se baseia.
O ritmo circadiano é influenciado pela luminosidade, ciclo dia-noite, movimento das marés e estações do ano. Além disso, os ritmos circadianos também têm controle endógeno e são expressos mesmo em condições artificiais de laboratório, onde se eliminam as variações entre dia e noite. E mesmo em deficientes visuais, que não percebem as variações diárias na luminosidade, os ritmos circadianos continuam se expressando, o que demonstra a natureza endógena de tais oscilações.
Ele regula a atividade física, química, fisio e psicológica do organismo, influenciando a digestão, o estado de vigília, o sono, a regulação das células e a temperatura corporal.
Alguns distúrbios decorrem de alterações no ritmo circadiano, como: distúrbios do sono; transtornos do humor; excesso de ganho de peso. Esses distúrbios ocorrem, porque o ritmo circadiano regula fatores como:
🔺Horário de sono;
🔺Apetite;
🔺Temperatura corporal;
🔺Níveis hormonais;
🔺Estado de alerta;
🔺Pressão sanguínea;
🔺Metabolismo.
A Medicina Tradicional Chinesa também descreve a vitalidade de diferentes órgãos atingindo o pico em vários horários: os pulmões entre 3h e 5h, o coração entre 11h e 13h, os rins entre 17h e 19h, e por aí vai. Acompanhe os Stories para conhecer o horário de pico de funcionamento dos órgãos segundo a MTC.
Acerte os ponteiros do seu relógio biológico para um maior equilíbrio da saúde e das emoções.
Comments