top of page

Você sabia que os embutidos e ultraprocessados não são considerados alimentos de verdade?

Você já parou para pensar do que são feitos os embutidos e ultraprocessados? Esses itens estão presentes no dia a dia da maioria das pessoas. Mas, o que a maioria não sabe, é que sua composição acaba tornando os produtos quase produtos artificiais.


Gordura saturada, açúcar, corantes, essências artificiais e conservares são apenas alguns dos itens que vão nesses itens. Além de serem prejudiciais para a saúde, eles podem gerar reações alérgicas e até mesmo prejudicar



Quais os malefícios dos embutidos e ultraprocessados?

Por conterem uma série de substâncias prejudiciais, os embutidos e ultraprocessados podem trazer diversos malefícios para a saúde como um todo.


Eles afetam, por exemplo, a saúde cardiovascular, segundo uma pesquisa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, 70% dos adultos que consumiam calorias de alimentos processados tinham mais chances de ter problemas de coração.

Além disso, o consumo desses alimentos também está associado ao aumento do colesterol, elevação do nível de glicose e piora da pressão arterial.


Em relação a saúde da mulher, os embutidos e ultraprocessados também podem trazer vários malefícios. Há alguns anos, a Organização Mundial de Saúde colocou esses itens na lista de fatores de risco para o surgimento de câncer.


E em 2019, cientistas da Universidade de Glasgow, na Escócia, apontaram que esse grupo alimentar pode aumentar as chances de câncer de mama em mulheres.

De acordo com o estudo, que foi feito com 262.195 mulheres de 40 a 69 anos de idade, o consumo de apenas 9 gramas de embutidos ao dia aumentou em 21% a probabilidade de desenvolvimento de tumores na região.


Os embutidos e ultraprocessados podem prejudicar a fertilidade?


Sim, embutidos e processados podem prejudicar a fertilidade, tanto da mulher quanto do homem. Isso porque, suas composições são repletas de ingredientes, como conservantes químicos.


Essas substâncias, por sua vez, podem afetar diretamente a saúde do óvulo e do embrião. Por conta disso, é muito importante que as mulheres que estão tentando engravidar foquem em uma alimentação mais saudável.


E aqui é importante ressaltar algo muito importante. Existem vários alimentos disfarçados de saudáveis e até mesmo fitness, mas que também são prejudiciais. É o caso, por exemplo, do peito de peru.


No Instagram você pode encontrar algumas dicas de alimentos que podem ajudar na questão da fertilidade. Mas no próximo post iremos trazer uma lista completa para você incluir no seu cardápio.


Gostou desse conteúdo? Então aproveite para acompanhar o blog e fique por dentro de mais dicas para ter uma vida saudável

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page