Como melhorar a qualidade dos óvulos?

A quantidade dos óvulos cai naturalmente com o passar dos anos, mas a queda na qualidade não precisa ocorrer na mesma proporção. ⁣


O principal mecanismo relacionado à redução da qualidade dos óvulos é o estresse oxidativo. Mas, o que é isso?


O estresse oxidativo é uma das principais causas de danos a estruturas celulares, incluindo DNA e membranas, e seus efeitos podem ser observados também nos óvulos. O estresse oxidativo ocorre devido o excesso de moléculas, chamadas de radicais livres. Tais moléculas são criadas como subprodutos normais do metabolismo celular ou pela exposição a substâncias que citarei logo abaixo.


Porém, nossos corpos têm maneiras naturais de controlar os radicais livres. Além disso, eles não são necessariamente prejudiciais. A grande questão é quando eles estão presentes em excesso no organismo.





Então, como combater o estresse oxidativo? Primeiro, limite a exposição aos radicais livres – alguns estão sob nosso controle (tabagismo), enquanto outros nem tanto (poluição do ar).

Os seguintes cuidados podem reduzir o estresse oxidativo, e assim, preservar a qualidade dos seus óvulos, veja algumas dicas:


- Evite o consumo de álcool, beber frequentemente pode piorar a fertilidade. A ingestão diária de álcool, seja de vinho ou de outra bebida, reduz as chances de ter uma boa gestação em até 40%.


- Procure tratamento para abandonar o tabagismo.


- Alimente-se bem. É fundamental para o casal que deseja engravidar, afinal são necessárias duas células para gerar um embrião, óvulo e espermatozoide. Comam alimentos ricos em antioxidantes e limite a ingesta de alimentos que desencadeiam inflamação (inflamação => excesso de radical livre).


- Trate a obesidade, o excesso de gordura corporal, além de causar alterações hormonais, mantém o organismo em estado pró-inflamatório.


- Reduza a exposição a toxinas que podem prejudicar a fertilidade como o bisfenol A (BPA) presente nos plásticos e os flalatos presentes em alguns cosméticos. Use recipientes de vidro ou cerâmica e prefira cosméticos orgânicos ou naturais.


- Reduza o estresse: meditação, psicoterapia e yoga.


- Cuide do seu sono, e saiba: a melatonina – o “hormônio do sono” – também é um antioxidante.


E claro, a acupuntura associada a esses cuidados e à prática regular exercícios trarão melhores resultados. ⁣


Gostou dessas dicas? Então compartilhe!

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo