A maioria das pessoas, atualmente, possui algum nível de ansiedade ou estresse na vida diária. Pode ser de curto prazo, longo prazo ou talvez viva com um transtorno de ansiedade, com sintomas frequentes.
Não podemos negar que a ansiedade tornou-se um mal do século, e por conta da sua “popularidade”, muitos são os tratamentos alternativos para a condição no dias de hoje.
E entre o principal está a Acupuntura.
Veja quais são os benefícios dessa terapia milenar e como ela te ajuda a reduzir os sintomas de ansiedade.
Benefícios da Acupuntura para a ansiedade
Como principal objetivo da Acupuntura está a restauração do equilíbrio dos canais meridianos.
Os chineses consideram que o nosso corpo possui uma energia vital, chamada “Qi”. Quando o nosso corpo e a nossa mente estão em ótimo estado, o Qi flui entre os canais meridianos, que são localizados em diferentes pontos do corpo.
Porém, quando a energia do nosso corpo está desequilibrada, o Qi pode se congestionar em diferentes vias meridianas, causando problemas como a ansiedade.
Nesse momento, entra o trabalho da Acupuntura, que vai ajudar com diferentes mudanças significativos em nosso corpo.
Veja abaixo como a terapia funciona em nosso organismo:
Regulação negativa da resposta ao estresse do corpo, equilibrando neurotransmissores e hormônios
O estresse desencadeia a produção de certos hormônios, como o cortisol e a adrenalina, para permitir que o corpo lide com o estresse de acordo.
O estresse crônico pode reduzir os níveis de serotonina, que é o hormônio associado à felicidade e à sensação de bem-estar.
Nesse contexto, a acupuntura vai ajudar a equilibrar esses hormônios e reduzir os sintomas de ansiedade.
Desativando o cérebro “analítico” que é responsável pela ansiedade e preocupações
A Acupuntura também age diretamente no córtex somatossensorial primário, que é a área no meio do cérebro, conhecida por reduzir a sensibilidade ao estresse e à dor.
Estimulando o sistema nervoso parassimpático para iniciar a resposta de relaxamento
Quando ficamos estressados, nosso sistema nervoso simpático é ativado, o que desencadeia mudanças fisiológicas e emocionais no corpo, incluindo ansiedade.
O sistema nervoso parassimpático age como um freio e, quando estimulado, acalma seu sistema nervoso para ajudá-lo a relaxar.
Regulando a liberação de marcadores inflamatórios e produtos químicos que estão associados à ansiedade
Distúrbios emocionais e ansiedade podem levar à diminuição da função do sistema imunológico e aumento da inflamação no corpo. A acupuntura também ajuda a restaurar a função imunológica quando a ansiedade está presente.
Revertendo os efeitos das mudanças comportamentais e bioquímicas induzidas pelo estresse
A Acupuntura ajuda no gerenciamento de efeitos realizados as mudanças comportamentais, geralmente causadas pelo estresse, quando passamos por um momento de ansiedade.
Quer saber mais? Acesse o Instagram para mais conteúdos: @dra.muniquemonteiro
Comments